Sacramento do Matrimônio
O sacramento do matrimônio, é um grande ato de fé e de amor e testemunha a coragem de acreditar na beleza do ato criador de Deus e de viver aquele amor que leva a ir sempre além de si mesmo.
O matrimônio é um sacramento, não simplesmente uma cerimônia que acontece na Igreja com direito a flores, fotos e roupas especiais.
O casamento dá início a uma nova comunidade familiar, lembrando que, São Paulo falou desse amor entre os cônjuges como uma imagem do amor entre Cristo e a Igreja. Francisco explicou que essa analogia é imperfeita, mas dela se deve colher o sentido espiritual.
“O marido – diz Paulo – deve amar a esposa ‘como a própria carne’; amá-la como Cristo ‘amou a Igreja e se doou por ela’, Mas vocês, maridos, que estão aqui presentes, entendem isso? Amar a sua esposa como Cristo ama a Igreja? Isso não é brincadeira, mas coisa séria!”.
Celebrar o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica exige uma preparação mínima que os esclareça acerca das responsabilidades a serem assumidas na sua vida matrimonial.
Em nossa paróquia, essa preparação – Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (“Curso de Noivos”) –, é oferecida uma vez por ano, pela equipe da Pastoral Familiar.
Composto de 12 ENCONTROS
Documentos para cerimônia religiosa:
Casamento comunitário
Para casamento coletivo religioso, é preciso obedecer às regras da igreja e suas normas. Como se vestir, como agir e se é preciso pagar alguma taxa fica à cargo das normas da igreja.
Em nossa paróquia ela acontece uma vez por ano, geralmente no segundo semestre, levando em conta o andamento dos proclamas necessários para validação do mesmo.
Cabe à Pastoral Familiar Paroquial toda a organização, divulgação e acompanhamento do casamento comunitário.