fbpx
História da Paróquia

SÍNTESE HISTÓRICA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A paróquia Nossa Senhora de Fátima está situada no bairro do mesmo título, na cidade de Itabuna – Bahia, o qual tem o nome em honra à padroeira. Ao longo da sua história, assumiram sua administração paroquial, os padres: João Argôlo, Faustino Tiburzi (Capuchinho), Telmo Soares Pinto, Clóvis Damasceno, Pedro Ramos de Farias (Palotino), José Cipriano de Almeida, Aldenor Pereira da Silva, Paulo Afonso Rodrigues, Cleverson Moreira Sousa, Euvaldo Santana da Silva, Cristovam Przychochy (Redentorista), Badacer Ramos de Oliveira Neto e, atualmente, padre Nicolau Klak.

A história da criação da paróquia está registrado no livro de tombo de autoria de padre Telmo Soares Pinto: “Revendo a história da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, fiz uma pesquisa com o senhor Domingos de Magalhães, doador do terreno, sobre a devoção a Nossa Senhora, a primeira capela, a imagem da Virgem e a história da comunidade” (LIVRO DE TOMBO, 1989, p. 01).

Em 1936, quando o português Domingos de Magalhães chegou ao Brasil, o tenente Paulo, em Itabuna, era o diretor do programa de rádio “Voz Mariana”, fazendo a transmissão na presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima e rezando o terço. Dessa experiência, surge então a ideia de propagar a devoção à Nossa Senhora na cidade. Ao mesmo tempo, é criado na cidade de Itabuna, o bairro Nossa Senhora de Fátima, antiga Fazenda do Cajueiro, através do projeto do vereador Sandoval Muniz, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, entre 1960-1961, a pedido do proprietário Domingos de Magalhães,

A mudança de nome do bairro aconteceu na mesma época em que a imagem de Nossa Senhora, adquirida em Portugal chegou em Itabuna (mais informações na cronologia abaixo). A partir de sua criação, o bairro foi se desenvolvendo sob a proteção da Senhora de Fátima. Os missionários passionistas italianos, padres Xavier, Aurino Sisti e Mário Tomassetti, trabalharam na comunidade e foram os responsáveis pelo erguimento da primeira capela, que era pequena, simples e de tijolos, em honra à Virgem de Fátima.

Depois, Domingos de Magalhães e sua esposa Feliciana, doaram o terreno para a construção da atual igreja de Nossa Senhora de Fátima, que época da doação, teve sua escritura lavrada em nome da Diocese de Ilhéus, já que o munícipio de Itabuna pertencia a esta circunscrição eclesiástica. Posteriormente, Domingos de Magalhães conseguiu com o João Loup Soares, a doação de outro terreno para construir a igreja de São João Batista, onde já se encontra em construção desde 2019, anexo ao já existente Centro de Pastoral Nossa Senhora de Fátima, no bairro João Soares.

A vida religiosa consagrada também ajudou a construir nossa comunidade, além dos religiosos Passionistas e Capuchinhos, também aqui atuaram as congregações femininas das Irmãs Ursulinas, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e as Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena.

Com o desenvolvimento da comunidade, construção e conclusão da capela de Nossa Senhora de Fátima em terreno próprio doado por Domingos de Magalhães e família, dom Valfredo Bernardo Tepe, OFM, Bispo da diocese de Ilhéus, criou a paróquia de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Itabuna, no ano de 1971, elevando a capela concluída à condição de igreja matriz, dando posse ao seu primeiro pároco, o padre João Argôlo,  que permaneceu por seis meses.

Atualmente, a paróquia tem por pároco, desde 2013, o padre Nicolau Klak. Existem na paróquia 22 grupos, movimentos e pastorais. Três comunidades em seu território paroquial: comunidade de São Vicente de Paulo nos Vicentinos, de Nossa Senhora do Carmo no Alto dos Canecos e a comunidade de São João Batista no bairro João Soares.

Anualmente, o ponto alto da paróquia é o novenário e festa em honra da padroeira Nossa Senhora de Fátima, de 03 a 13 de maio. A dinâmica dos festejos se inicia na noite do dia 03 de maio com caminhada e carreata de divulgação da festa com louvação pelas ruas do bairro. De 04 a 12 de maio, santa Missa pela manhã e à noite, novena seguido de quermesse e animação a cargo dos ministérios de música, no pequeno largo em frente à igreja matriz. A renda da quermesse é revertida para a manutenção paroquial.

Dia 13 de maio, data da memória da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima-Portugal em 1917, é o dia de Nossa Senhora de Fátima, com programação o dia inteiro: momento devocional(orações do terço, ofício da Imaculada Conceição), missa solene e grandiosa procissão encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento.


Fonte: Texto extraído do trabalho de conclusão de curso de
Tiago Souza Santos, membro da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora de Fátima,
com revisão e modificações de Oslan Costa Ribeiro (UFCG).

Cronologia da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Itabuna –Bahia

 

1936 – Chegada ao Brasil e consecutivamente a Itabuna, do imigrante português Domingos de Magalhães e família. Domingos de Magalhaes era o proprietário da Fazenda Cajueiro, cujas terras, foi fundado o bairro de Nossa Senhora de Fátima.

1936 – Em Itabuna, uma emissora de rádio ou em sistema de autofalantes da cidade, existia um programa religioso chamado “Voz Mariana”, que tinha por diretor um leigo chamado tenente Paulo. Tenente Paulo rezava o terço no programa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, foi assim que Domingos de Magalhães conheceu a devoção à Virgem de Fátima.

1960/1961 – Projeto de criação do Bairro de Fátima de autoria do vereador Sandoval Muniz, a pedido de Domingos de Magalhães, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Itabuna.

1960 – O início do processo de evangelização do bairro de Fátima sob a responsabilidade dos Padres Missionários Passionistas(2) italianos até a criação da Paróquia em 1971.

1960/1961 – Aquisição da imagem de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, trazida pelo padre Aurino Sisti (Missionário Passionista). Além do padre Aurino

Sisti, CP, atuaram também nesse período na comunidade os padres Passionistas: Xavier Janiro e Mário Tomassetti. Também atuaram nesse período as Irmãs Ursulinas (3) e as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (4).

Nesse período as missas eram celebradas nas casas do bairro, precedidas da oração do terço liderado por Domingos de Magalhães. Anos depois, Domingos de Magalhães e sua esposa Feliciana Peixoto de Magalhães, doaram um terreno à Diocese de Ilhéus (5) onde foi construída a capela em honra a Nossa Senhora de Fátima (atual igreja matriz). Depois, Domingos de Magalhães conseguiu de João Soares a doação de um terreno em um loteamento que levava seu nome para lá se construir futuramente a igreja de São João Batista.

1971 – Criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Itabuna, pelo Bispo de Ilhéus dom Valfredo Bernardo Tepe, OFM (6) (1918-2003). O primeiro pároco foi Padre João Argôlo. Logo depois a assistência paroquial é assumida pelos Frades Capuchinhos (7), na pessoa do frei Faustino Tiburzi, OFMCap, até meados da década de 1980.

1978 – Em 07 de novembro é criada a Diocese de Itabuna – Bahia. Em 1979, assume o primeiro Bispo dom Homero Leite Meira.

1980 – Assume o segundo Bispo de Itabuna, dom Eliseu Maria Gomes de Oliveira, O. Carm (Ordem do Carmo).

1983 – Assume o terceiro Bispo de Itabuna, dom Paulo Lopes de Faria.

1985 – 1991 – Nomeado por dom Paulo Lopes de Faria, assume como administrador paroquial Padre Telmo Soares Pinto.

1989 – É aberto o Livro de Tombo Paroquial sob a chancela da Cúria Diocesana.

1991    – Dom Paulo nomeia como administrador paroquial o Padre José Clóvis Damasceno.

1992    – O Bispo nomeia Padre Pedro Ramos de Farias, SAC (8), novo administrador paroquial.

1993  – Novo administrador paroquial, Padre José Cipriano de Almeida.

1994  – Novo administrador paroquial, Padre Aldenor Pereira da Silva.

1995/1996 – Primeira reforma e ampliação da igreja matriz. Descaracterização da antiga fachada. Ampliação da nave central. Construção de um salão no piso superior com sacada para a nova fachada.

1997 – Frei Estevam Cinti, OFM Cap, administrador diocesano de Itabuna, nomeia novo administrador paroquial, Padre Paulo Afonso Rodrigues. Em outubro do mesmo ano, assume o quarto Bispo diocesano, dom Ceslau Stanula, CSsR (9)

2004 – Novo administrador paroquial, Padre Cleverson Moreira Sousa. Padre Cleverson promoveu nova reforma na igreja matriz: levantou segundo piso em toda nave central, alinhando a altura do templo ao salão construído em 1995/1996. Construiu também uma área para o coro e galerias sustentadas por colunas ampliando ainda mais a capacidade de fiéis. Todo o teto da igreja matriz passou a ser em laje e coberta com telhas de amianto, o interior foi decorado com apliques em alto relevo. As janelas inferiores e superiores das laterais em vidros tipo “blíndex”. Foi instalado o sistema de ar refrigerado em toda na nave central da igreja matriz. Padre Cleverson adoeceu e veio a falecer em 2008.

2008 – Dom Ceslau Stanula, CSsR, nomeia novo administrador paroquial, Padre Euvaldo Santana da Silva.

2010 – Assume temporariamente a administração paroquial, Padre Cristóvão (Krzysztof) Przychocki, CSsR.

2010 – Novo administrador paroquial, Padre Badacer Ramos de Oliveira Neto.

2013  – Dom Ceslau Stanula, CSsR, nomeia novo pároco Padre Nicolau Klak. 

2014    – O Bispo nomeia Padre Adriano Oliveira Fernandes, vigário paroquial, para auxiliar o pároco Padre Nicolau Klak.

2015    – O vigário Padre Adriano Oliveira Fernandes é nomeado novo administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Santa Cruz da Vitória – Bahia, nesta diocese. 

2015    – O pároco Padre Nicolau Klak, recebe de sua diocese de origem Siedlce – Polônia, o título de cônego. 

2016    – O pároco Padre Nicolau Klak, inicia a reforma da fachada e a construção da primeira torre da igreja matriz. É instalado relógio na torre com som automático. O território paroquial é dividido em seis setores para melhor administrar e evangelizar.

2016/2017 – Ano Mariano Nacional em comemoração ao jubileu de 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Rainha e Padroeira do Brasil, em 1717.

2017    – Sua Santidade, o Papa Francisco aceita a renúncia, por limite de idade canônica, de Dom Ceslau Stanula, CSsR, e nomeia novo Bispo de Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos, tomando posse no dia 07 de abril. 

2017 – Comemoração do I centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima – Portugal (1917). Jubileu paroquial. 

2019 – No dia 1º de setembro, é assentada solenemente a pedra fundamental da nova capela de São João Batista, anexo ao Centro de Pastoral, após missa dominical presidida por dom Carlos Alberto dos Santos, concelebrada por padre Nicolau Klak e diácono Trajano Osvaldo Ribeiro, com grande participação do povo de Deus. 

2019/2020 – Reforma completa da sacristia, da secretaria paroquial e da fachada lateral da igreja matriz para a rua São Sebastião, com revestimento cerâmico e pintura da fachada do primeiro andar (casa paroquial). 

 FONTES: 

– Livro de Tombo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Diocese de Itabuna – Bahia (1989 – em uso).

NOTAS:

(1)          Pesquisa de Oslan Costa Ribeiro (Historiador/UESC). Fonte: Livro de Tombo da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Itabuna – Bahia. Registros de Padre Telmo Soares Pinto – Diocese de Itabuna.

(2)          Congregação da Paixão de Jesus Cristo. Sigla CP (Congregatio Passionis). Fundada por São Paulo da Cruz, na Itália, em 22 de novembro de 1720. Têm por carisma e missão propagar a Paixão de Jesus como o remédio mais eficaz para os males do mundo.

(3)          União Romana da Ordem de Santa Úrsula, um dos ramos da família espiritual fundada por Santa Ângela Mérici, na Itália, em 1535.

(4)          Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, fundada por Madre Maria Clara do Menino Jesus e Padre Raimundo dos Anjos Beirão, em Lisboa, Portugal, em 03 de maio de 1871.

(5)          Diocese de Ilhéus criada pelo Papa são Pio X em 20 de outubro de 1913. No mesmo ano, em 23 de janeiro, o Curato de São José de Itabuna é elevado à categoria de paróquia, por determinação do Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil dom Jerônymo Tomé da Silva. Em 7 de novembro de 1978, o Papa são João Paulo II criou a Diocese de Itabuna. Desmembrou o território sul da diocese de Ilhéus para formar a nova diocese com sede na cidade de Itabuna.

(6)          Ordem dos Frades Menores, fundado por São Francisco de Assis, na Itália, em 1209

(7)          Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, ramo espiritual da família franciscana. Fundado pelo Frei Matteo da Bascio, na Itália, em 1520. 

(8)          Sociedade do Apostolado Católico. Fundado por São Vicente Palotti, na Itália, em 1835.

(9)          Congregação do Santíssimo Redentor. Fundado por Santo Afonso Maria de Ligório, na Itália, em 9 de novembro de 1732.

 

Oslan Costa Ribeiro 

Mestrando em História (PPGH/UFCG)

Universidade Federal de Campina Grande

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7937879658171776

CONFIRA ALGUNS VÍDEOS DE PESSOAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CRESCIMENTO DE NOSSA PARÓQUIA

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA NOVIDADES

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Diocese de Itabuna/Bahia

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando...