Pastoral do Batismo

História da Pastoral do Batismo em nossa Paróquia

Entre 1970 a 1980 a preparação para pais e padrinhos não era uma pastoral. Algumas pessoas da comunidade como Alício, Dionísio, Gringo e Expedito ministravam o curso, através da iniciação das irmãs Joana, Adriana, Assunta, Nazaré, Dominique e a Noviça da Paz. A secretária do Batismo que preenchia fichas e cartas era Zineuda.

Nessa época o Frei Faustino administrava a Capela de Fátima e São Judas que pertenciam à diocese de Ilhéus. Com a chegada de Padre Telmo, que veio como diácono para Fátima e depois como padre, a preparação começou a tomar forma de pastoral, passando a ser a primeira pastoral da paróquia, seguido do dízimo.

Isso ocorreu na época em que o bispo era Dom Paulo Lopes de Farias. A preparação era feita uma vez no mês em dois dias da semana e a estrutura era um bate papo com o tema “Sacramentos” enfatizando o Batismo. No segundo dia passava-se uma reflexão. Os batizados eram no Domingo na missa das 07:00 horas da manhã.

Com a chegada de Padre Clóvis o curso passou a ser ministrado por seu Alício com a ajuda de Aloísio.

Com Padre Aldenor vieram novos membros e a estrutura passou a ser, quatro palestras (Igreja e Fé, Sacramentos, Ritos e símbolos e responsabilidades de pais e padrinhos), uma vez por mês, dois dias na semana e os batizados aos domingos.

Hoje permanecemos com as quatro palestras, uma vez ao mês apenas, um dia na semana (2º quarta do mês), a validades do cartão é de 2 anos, os batizados passaram para o Sábado a tarde ás 16:00 horas (2º Sábado do mês).

Membros:

Coordenador: Expedito Melo

Vice Coordenadora: Silmara Silva

Componentes: Maria das Dores, Tânia, Maria da Conceição, Maria Jurema, Adson, Marcos, Lindenberg, Carmem, Raimunda, Adriana, Joselito, Flávia e Rodrigo.