Comunidade São Vicente de Paulo
CAPELA SÃO VICENTE DE PAULO

A comunidade de São Vicente de Paulo pertence à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e está situada à Rua São José nº 880, Bairro Nossa Senhora de Fátima/Itabuna-Ba.

A capela foi fundada em 30/11/1969 pelo Drº Celso Fontes Lima e familiares, devoto de São Vicente e por consequente membro da Sociedade São Vicente de Paulo, uma organização civil de leigos, homens e mulheres dedicada ao trabalho cristão de Caridade, criada em Paris no ano de 1833 e no Brasil teve sua fundação em 1872.

As celebrações e atividades pastorais desenvolvidas na Capela São Vicente de Paulo, conta com a participação concomitante da Sociedade São Vicente de Paulo.

A exemplo temos como atividades a Catequese Infantil, reuniões de grupos, movimentos e pastorais, adoração ao Santíssimo Sacramento (Movimento Eucarístico Jovem- MEJ), Missas aos sábados as 18h e participação nos tempos fortes litúrgicos da igreja ( Via sacra, Semana da Família, Natal em Família e Festa do Padroeiro) e visitas aos enfermos pelos ministros da Comunhão Eucarística e membros da comunidade.

São Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581, em Pouy, no sul da França e faleceu no dia 27 de setembro de 1660 em Paris. Inspirado por seu amor a Deus e aos pobres organizou muitas obras de caridade, doando-se inteiramente aos irmãos mais necessitados. Ele é considerado o pai dos pobres e também causou muitas mudanças no clero. São Vicente estipulou regras e condutas para as visitas aos pobres e doentes, visando à discrição, ao respeito para com os necessitados sem humilhá-los em hipótese alguma, mas, sim, ao contrário, fazendo-se igual a eles.

Fazia a distribuição de esmolas aos pobres e visitava os doentes nos hospitais, cumprindo assim a sua missão de sacerdote com amor e zelo, onde todos já o consideravam como um santo. Para o Padre Vicente, cada doente e cada pessoa, por mais miserável, era a própria pessoa de Jesus Cristo e tinha que ser tratada como tal.

CONFIRA NOSSAS FOTOS