MEJ

Nós somos um movimento mundial, composto por adolescentes e jovens  que possui como espiritualidade a Eucaristia. Somos consagrados ao Sagrado Coração de Jesus e temos como objetivo sermos pescadores de almas.

Isabele - Coordenadora do MEJ

HISTÓRIA DO MEJ NO MUNDO

Em 1844, na França, surge o Apostolado da Oração com jovens jesuítas dispostos a orar e oferecer suas vidas pela missão da Igreja e teve uma rápida expansão no mundo todo. É nesse contexto que crianças e adolescentes se interessam a seguir este movimento e são acolhidos. Ao entrar num período conflituoso de guerras, as crianças são convidadas a interceder pela paz em toda Europa e no mundo.
Na época crianças ainda não podiam comungar, mas após a expansão da ala infantil do Apostolado da Oração as crianças recebem o consentimento de receber Cristo e assim surge a ideia de destinar este grupo infantil a um movimento geral voltado para a Eucaristia, sendo conhecido depois como Cruzada Eucarística.
Depois de alguns anos, conquistando numerosos países, em um evento em 1960, o papa João XXIII em seu discurso sobre a comunhão frequente não pronuncia a palavra “Cruzada” ao se referir ao grupo jovem, mas “Movimento Eucarístico” e assim em 1962 a denominação Movimento Eucarístico Jovem é reconhecida oficialmente.
Embora com nomes diferentes o Apostolado e o MEJ não se separam e um é o sustento do outro. O MEJ é o braço jovem do Apostolado da Oração e unidos visam um mesmo objetivo.
Hoje somos muitos em diversos países e sempre há encontros internacionais, nacionais, regionais, estaduais e diocesanos do MEJ para compartilhamento de experiências e muito aprendizado.

Na paróquia Nossa Senhora de Fátima em Itabuna o MEJ surgiu no ano de 1991, onde, na noite do dia 12 de maio deste mesmo ano foram oficializados os primeiros membros que foram preparados pela paroquiana Wildes, na época catequista, juntamente com o incentivo do então padre Telmo.

E assim já possuímos 29 anos de história em nossa paróquia.

Nossos encontros são aos sábados, onde realizamos adorações, reuniões e missões. Temos um grupo de canto que assume algumas missas da paróquia, em especial a primeira sexta-feira de cada mês, destinada ao Sagrado Coração de Jesus e também animamos encontros do AO, do MEJ, da paróquia.

Coordenadora: Isabele Araújo de Oliveira – (73) 98865-7156
Vice-Coordenadora: Maria Clara (73) 98854-3147