Pastoral Familiar

A PASTORAL FAMILIAR DO BRASIL

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada por voluntários conhecidos como agentes de pastoral. Tem por objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independente de sua situação, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. A Pastoral Familiar surge como resposta da Igreja em favor da Família, especialmente, daquela que enfrenta problemas como a desestruturação e dificuldades de existir, de evangelizar e de formar verdadeiros cidadãos, conhecedores de seus direitos e deveres.

Os agentes da Pastoral Familiar atuam de acordo com as seguintes propostas:

• Criar condições para que a família seja efetivamente uma comunidade de pessoas, de vida e de amor;

• Promover a espiritualidade familiar, fazendo da família espaço de oração, diálogo,  partilha , união, de fé e vida;

• Estimular, nas famílias, senso de justiça, solidariedade e fraternidade;

• Incentivar a constante reflexão sobre os temas ligados à família para o bem das pessoas, da sociedade e da Igreja;

• Ajudar na compreensão e vivência do sacramento do Matrimônio.

A Pastoral Familiar atua em toda paroquia de forma direta e indireta, pois esta vinculada a outras pastorais e grupos.

Nossos colaboradores não precisam ser casais, podem ser solteiros, também não existe faixa etária qualquer pessoa pode ser da pastoral familiar.

Em nossa paróquia, temos hoje 20 colaboradores.

Nossos trabalhos:

·Semana da Família,

·Preparação para o Matrimônio;

·Visitar as famílias,

·Orações nas casas,

·Apoio à Pastoral da Juventude   (  E J C )

·Apoio à Pastoral da Catequese  (   Catequese de adulto)