Legião de Maria

HISTÓRIA NO MUNDO

Do latim Legio Mariae, uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja. Foi fundada em Dublin, Irlanda, como um movimento mariano católico romano por Frank Duff em 7 de setembro de 1921. Hoje entre membros ativos e auxiliares possui mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica.

HISTÓRIA NA PARÓQUIA

Fundada em 1978, hoje atualmente com 3 (três) Praesidia (grupos), sendo eles:

• RAINHA DOS SACERDOTES
  • ESTRELA DA MANHÃ
  • NOSSA SENORA DO ROSÁRIO

Possui 37 membros ativos e 80 membros auxiliares

TRABALHOS DESENVOLVIDOS

Os legionários realizam trabalhos espirituais e de evangelização, e se reúnem semanalmente para trocar experiências e recarregar as energias com orações em torno do altar de Nossa Senhora. As atividades características da Legião de Maria são as visitas aos doentes, aos idosos, a hospitais, às cadeias, às famílias, etc.

Trabalham também na catequese e eventualmente na liturgia.Tudo na Legião de Maria é feito em dupla, com muita ordem, com muita disciplina e pontualidade, que é uma de suas principais características.

Estes grupos estão ligados entre si por um Conselho maior, chamado Cúria, geralmente em nível Diocesano, que orienta os grupos e recebe o relatório de suas atividades. E por sua vez estão ligados a um outro maior, geralmente em nível estadual ou nacional (Comitium ou Senatus) que por sua vez está ligado ao Conselho superior na Irlanda onde a Legião de Maria nasceu. O Sistema Legionário, hoje está espalhado todo o mundo e tem auxiliado os Católicos a praticar a sua fé e alcançar a Glória de Deus.

Contatos:

Coordenadora: Josefa Lima Mota