O Batismo, porta da Vida e do Reino é o primeiro sacramento da nova lei que Cristo instituiu para que todos possam alcançar a Vida Eterna, e, confiou a sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos Apóstolos: Ide, pois, e fazei discípulos meus todos os povos; batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28. 18-20). Deixando claro que a missão da Igreja é despertar em todos, catecúmenos, pais e padrinhos, aquela fé verdadeira e ativa, pela qual, dando sua adesão a Cristo, iniciam ou confirmam o pacto da Nova Aliança.
O Batismo é o Sacramento que insere as pessoas no Corpo de Cristo, que é a Igreja, confirma a pertença ao Corpo, fazendo-o membro do mesmo Corpo e morada de Deus no Espírito Santo. O Batismo constitui o nascimento para a Vida Nova em Cristo. E, segundo a vontade do Senhor, ele, é necessário para a salvação (CIC 1277). Por isso a Igreja instruiu pastoralmente os catecúmenos, pais e padrinhos, a celebrarem a Palavra, Professarem a Fé e assumirem os compromissos batismais.
No Batismo, através do simbolismo da água e pela Fé da Igreja em Cristo, o Espírito Santo nos purifica nas raízes mais profundas do nosso ser e da nossa história de salvação, nos tornando por adoção, Filhos de Deus, e Irmãos em Jesus Cristo. É o Sacramento do nascimento para a Vida Cristã e entrada e participação na Igreja e na Missão de Cristo.
O Batismo de crianças seja celebrado, quando possível, no Domingo em que a Igreja faz memória do Mistério Pascal do Senhor.
Os Pais, acompanhados dos padrinhos, apresentem os filhos à Igreja para serem batizados. Em falta dos Pais, seja feita pelos responsáveis e os padrinhos.
As celebrações do Batismo sejam bem preparadas; com acolhida, procissão, Círio Pascal, gestos e dinâmicas que motivem a participação das famílias e convidados e a comunidade como: acolhedora dos novos batizados e se acentue e valorize o Sacramento.
A liturgia batismal deve expressar o sentido da festa e da acolhida da salvação, contido no Sacramento e manifestado nas celebrações da Igreja.
A liturgia é da Igreja e nos manifesta o amor e o louvor de Deus. Por isso, deve ser feita como manda a Igreja e segundo seu próprio rito.
As criatividades são aceitas e acolhidas e podem dar bons frutos, quando, ajudam a manifestar a grandeza do Mistério Divino e a nos envolver no mesmo Mistério.
Aproveitar todas as possibilidades oferecidas pela Liturgia para despertar nas pessoas a consciência de participação, comunhão e compromissos, próprios do Sacramento.
Aproveitar os tempos litúrgicos, bem como, as festas próprias como motivações para a vivência e renovação das riquezas espirituais contidas no sacramento do batismo e a renovação dos compromissos salvífico.
Incentivar nas comunidades, celebrações que resgatem os valores do batismo, e os seus compromissos, bem como: batismo do Senhor, aniversários, renovação das promessas e festas familiares.
O Batismo é um direito de todo ser humano, não pode ser negado a ninguém, a não ser por falta de garantia de continuidade da vivência da fé e dos compromissos próprios do batismo.
O Batismo supõe a Fé, pois, a salvação vem da Fé anunciada pela Palavra e o Testemunho da Caridade, selados pelo próprio Batismo.
A criança, não podendo expressar a sua Fé pessoalmente, será batizada na Fé dos pais, dos padrinhos e da própria comunidade.
Documentos Necessários
Documentos da criança: certidão de nascimento ou Rg
Dos pais ou padrinhos: certificado ou carteirinha que receberam no dia da formação com a validade de 2 anos.
Obs: Se os padrinhos formem um casal tem que possuir o sacramento do matrimônio na hora da inscrição.
Dia de Formação
Inscrição tem que ser feita com antecedência na secretaria da Paróquia com documento de identificação.
A formação é dividida em 4 palestras, sendo elas: Igreja, Sacramentos, Ritos e Símbolos e Responsabilidade de pais e padrinhos.
3º quarta feira de cada mês, acontecendo no centro de pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Dia dos Batizados
Inscrição deve ser feita na secretaria da Paróquia no horário comercial.
3º Sábado de cada mês na Igreja Nossa Senhora de Fátima, sendo o horário de chegada ás 15h, os batizados têm início as 16h.
O Batismo acontece para evangelizar e preparar pais e padrinhos, para batizar seus filhos e afilhados no Sacramento do Batismo
Que compromissos os pais e padrinhos assumem ao pedirem o batismo para seu filho(a) / afilhado(a)?
Assumem o compromisso de educá-los na fé cristã; assumem o compromisso de serem testemunhas (por palavras e ações); assumem o compromisso de encaminhar e acompanhar o crescimento do seu filho(a)/afilhado(a) a fim de que recebam os outros sacramentos de iniciação cristã, a Primeira Eucaristia e a Crisma.
Que lugar os pais e padrinhos ocupam na educação religiosa de seu filho(a) / afilhado(a)?
Os pais ocupam o primeiro lugar, o lugar central, podemos dizer “o lugar por excelência” na educação religiosa dos filhos(as), pois devido ao tempo de convívio, são eles que terão o maior tempo com seus filhos(as) para as primeiras catequeses sobre Deus, sobre a família, sobre o amor ao próximo, sobre o certo e o errado, etc.
Os padrinhos ocupam um lugar importantíssimo, pois devem acompanhar o crescimento na fé de seus afilhado(a), participando junto dos momentos religiosos na fase da iniciação cristã, participando das etapas de crescimento na vida social, sendo exemplos de cristãos, sendo incentivadores.