Solenidade de Corpus Christi: Celebrando o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Nesta Quinta-feira, 30 de maio, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Itabuna, Bahia, realizou a celebração de Corpus Christi. Essa festa, também conhecida como Corpus Domini, é o momento em que a Igreja solenemente comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas, levando a presença real de Jesus até os fiéis.

“Esta celebração é de muito destaque,” disse Padre Nicolau, enfatizando a importância dos sinais externos visíveis da fé que esta fé nos traz.

A solenidade de Corpus Christi, que reverencia o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, foi ainda mais marcante com a primeira eucaristia de três jovens paroquianos. Paroquianos, familiares e amigos estiveram reunidos para testemunhar este ato de fé.

“Esta festa é baseada no gesto de amor que Jesus fez, pois Ele mesmo se dá como sacrifício,” lembrou Padre Nicolau sobre o significado profundo da Eucaristia.

A liturgia do dia foi conduzida pelo Padre Nicolau, pároco da igreja, e contou também com a presença do Padre Edvaldo. Juntos, eles celebraram a Eucaristia com os fiéis presentes.

O Padre Nicolau destacou em sua pregação a importância dessa celebração. Os sinais externos visíveis, como a procissão e a adoração ao Santíssimo Sacramento, fortalecem nossa fé. A Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã, e é ela que nos torna verdadeiramente Igreja.

Não é a hierarquia ou a estrutura organizacional que nos define, mas sim a presença real de Jesus em nosso meio.

continua:

“Nós somos Igreja, não porque temos o clero, mas sim porque a Eucaristia que nos torna a Igreja,” destacou Padre Nicolau.

Corpus Christi não é apenas uma festa; é um convite para viver em comunhão. A Eucaristia, nos lembra que o amor ao corpo de Cristo está intrinsecamente ligado ao amor à Igreja e aos irmãos.

Ao final da celebração, os presentes foram agraciados com o testemunho de Tina, uma paroquiana que compartilhou como a Eucaristia transformou sua vida.

Portanto, nesta festa de Corpus Christi, recordemos que somos parte desse corpo, unidos pelo amor e pela Eucaristia. Jesus é a cabeça, e nós, como membros, formamos a Igreja que Ele mesmo instituiu.