Sexta Noite da Novena: Acolhimento e Esperança aos Migrantes, à Luz de Maria




























Na sexta-feira, 09 de maio, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima vivenciou a sexta noite de sua novena, um momento de profunda reflexão sobre o tema central “Como Maria, somos missionários da esperança”. O subtema da noite, “Ó Maria, que tenhamos um sincero acolhimento junto aos migrantes em atitudes que promovam um futuro melhor”, tocou os corações e convidou a um olhar atento e compassivo para com aqueles que deixam suas terras em busca de novas oportunidades e dignidade.
A celebração foi conduzida com carinho e dedicação pela Pastoral da Catequese e pelas Comunidades São Vicente de Paulo, Nossa Senhora do Carmo e São João Batista. Acolhemos com alegria os moradores das ruas Rua Santa Luzia, Travessa Santa Luzia, Travessa São Luiz, Travessa São Pedro e as ruas do Bairro Parque Verde. Nossa saudação especial também aos Profissionais de Serviços Gerais, cujo trabalho muitas vezes invisível é fundamental para o bem-estar de todos, e à paróquia convidada Paróquia Santa Inês (@paroquiasantainesitabuna) e a todos os Romeiros de Bom Jesus da Lapa.
O Padre Weslei Conceição do Carmo (@weslei.conceicao) foi o pregador da noite. Inspirado pelo Evangelho de São Lucas (Lc 10,25-37), a Parábola do Bom Samaritano, Padre Weslei nos conduziu a uma profunda meditação sobre o verdadeiro significado do “próximo” e do acolhimento cristão.
Ele destacou que, assim como Maria acolheu Jesus em seu ventre e em sua vida, somos chamados a acolher os migrantes, aqueles que, por diversas razões, são forçados a deixar suas origens. A homilia ressaltou que o acolhimento sincero vai além da mera hospitalidade; envolve compaixão, escuta, respeito à dignidade do outro e ações concretas que promovam um futuro melhor para quem chega. Padre Weslei enfatizou que, ao servirmos o migrante, o estrangeiro, estamos servindo ao próprio Cristo, que se identifica com os mais vulneráveis.
O Momento Devocional “Rezando com Maria” foi um ponto alto da noite, com a oração especial: “Ó Mãe do Salvador e nossa Mãe, é com imensa gratidão que expressamos nosso reconhecimento por todas as vezes que rogamos a vossa intercessão… Cuida, com tua presença e amparo, dos migrantes que se encontram em situação de desamparo…”. A Ladainha de Nossa Senhora uniu a assembleia em prece.
Após a homilia e a partilha da Palavra, a noite prosseguiu com a Coleta, a Homenagem a Nossa Senhora, os sorteios da Imagem Peregrina e dos brindes. Os avisos prepararam a comunidade para a sétima noite, e a confraternização na quermesse, com animação de Osana Viana, fortaleceu os laços comunitários. A Adoração ao Santíssimo Sacramento encerrou a noite com um momento de profunda espiritualidade.
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima agradece ao Padre Weslei Conceição pela rica partilha da Palavra, à Pastoral da Catequese e às Comunidades São Vicente de Paulo, Nossa Senhora do Carmo e São João Batista pela bela celebração, a todos os convidados e fiéis presentes, e aos nossos generosos patrocinadores:




























Convite:
Convidamos a todos para a Sétima Noite da Novena, neste sábado, dia 10 de maio. A responsabilidade será dos grupos Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), Coroinhas e Pascom. A pregação será do Padre Waldir e o subtema será “Ó Maria, que possamos ser luz em favor dos jovens, impulsionando-os a vivenciar a alegria e a esperança na concretização de seus sonhos”. Venha rezar conosco!